Exposição História da Língua Portuguesa imagem
Entrada Fontes Créditos Outras Ligações Cedência da Exposição separador
 


A exposição "História da Língua Portuguesa" foi concebida para atender ao público escolar, tendo por objectivo suscitar um melhor entendimento do lugar que a nossa língua ocupa no mundo em que vivemos.

Trata-se de um conjunto de imagens agrupadas em dezasseis temas de reflexão. Pensada para ser uma exposição itenerante optou-se por um formato de reduzidas dimensões, de modo a facilitar a sua circulação entre estabelecimentos de ensino, colectividades, museus locais e demais instituições actuantes na área da cultura e do lazer.

Desta forma pode ser apresentada de maneira tradicional, através de fixação em suportes verticais, ou ser manuseada em sala de aula, como recurso didáctico.
A versão em painéis é completada por uma edição descartável para oferta. Fica o conjunto igualmente disonível na internet (a versão que aqui se apresenta), acrescida de uma selecção de "links", facilitando o aprofundamento das questõs levantadas ou sugeridas.

A escolha das imagens que compõem os painéis temáticos foi organizada em temas de amarração visual, dando primazia ao seu valor simbólico e ilustrativo.
 
 

A Exposição:
 

 

 

Da fala à escrita

Os suportes da escrita

De Roma, a cultura e a língua

Um território para uma língua nova

O galego-português

Os primeiros textos em português

A escrita como arte

O poder da escrita

A expansão para a África

A expansão para o Oriente

A expansão para o Brasil

A língua portuguesa no Mundo

Uma língua em mudança

Ao serviço da língua

Novos tempos, novos usos

Escritores e poetas ...

Em exposição:

FUNDAÇÃO MÁRIO SOARES
Rua de S. Bento, 176
1200-821 Lisboa
Portugal

 

   
Mestrado em Museologia Universidade Lusófona Fundação Mário Soares Biblioteca Universitária Victor de Sá Fundação Para a Ciência e Tecnologia